FILMES

* Para assistir alguns filmes talvez seja necessário criar uma conta no site https://vk.com



Filme: "Freud, além da alma"

O filme conta o período da vida do "pai" da psicanálise, de sua graduação no curso de Medicina na Universidade de Viena até a formulação de sua teoria da sexualidade infantil, inter-relacionando sua vida pessoal com suas descobertas.






Filme: "Sigmund Freud - A Invenção da Psicanálise (1997)"
Documentário que mostra um vasto material fotográfico e vídeos raros como o de Jung descrevendo seu primeiro encontro com Freud e relato de Ernest Jones, e também as últimas imagens de Freud em seu apartamento em Viena, pouco antes do exílio em Londres, feitas por Marie-Bonaparte, neta de Napoleão Bonaparte. Traz ainda a única gravação em áudio da voz de Freud em entrevista à BBC de Londres em 07 de dezembro de 1938. Mostra, detalhadamente, a trajetória da psicanálise, desde seu nascimento até as direções tomadas no período após a morte de Freud, associando-a aos fatos históricos de cada época. Todo o filme é comentado por Elisabeth Roudinesco e Peter Gay, biógrafo de Freud.







Filme: "Freud em Viena"
Documentário sobre a história da Universidade de Viena, uma das mais tradicionais instituições de ensino da Europa, a partir da trajetória de seu mais célebre aluno: Sigmund Freud (1856-1939), o pai da Psicanálise. Da idade média à atualidade, o filme apresenta um interessante panorama histórico, intelectual e cultural da cidade de Viena.



Filme: "Jornada da Alma"
Em 1905 Sabina (Emilia Fox), uma jovem russa de 19 anos que sofre de histeria, recebe tratamento em um hospital psiquiátrico de Zurique, na Suíça. Seu médico, o jovem Carl Gustav Jung (Iain Glen), aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias do mestre Sigmund Freud. A cura de Sabina vem acompanhada de um relacionamento amoroso com Jung. Após alguns anos ela volta à Rússia, tornando-se também psicanalista e montando a primeira creche que usa noções de psicanálise para crianças. Década após sua morte, ela tem sua trajetória resgatada por dois pesquisadores.



Filme: "Um método perigoso"
No Filme Um Método Perigoso Dublado Online, O fascinante diretor David Cronenberg (Senhores do Crime) revela um episódio pouco conhecido mas muito marcante na vida dos dois mais importantes psicólogos de todos os tempos. O jovem psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender) começa um tratamento inovador na histérica Sabina Spielrein (Keira Knigthley), sob influência de seu mestre e futuro colega, Sigmund Freud (Viggo Mortensen). Disposto a penetrar mais a fundo nos mistérios da mente humana, Jung verá algumas de suas ideias se chocarem com as teorias de Freud ao mesmo tempo em que se entrega a um romance alucinante e perigoso com a bela Sabina.



Filme: "O homem dos ratos"
Documentário baseado no caso clínico de Sigmund Freud de 1909 “Notas sobre um caso de Neurose Obsessiva – O Homem dos Ratos – Ernest Lanzer. No Congresso de Salzburg em 1908, Freud apresenta o caso clínico conhecido como ‘Homem dos Ratos’. O filme nos mostra as sessões com o paciente e a técnica do trabalho analítico. As descrições dos delírios do paciente são encenadas e podemos ver a representação cênica das experiências emocionais de Ernest Lanzer. No documentário, existem pequenas alterações em relação aos sintomas do paciente, de modo que não substitui a leitura do caso clínico. Não deixe de ler o texto original para entender os mecanismos psíquicos envolvidos na neurose obsessiva.




Filme: "Quando Nietzsche chorou"
Baseado no best-seller e premiado romance de Irvin Yalom, o filme “Quando Nietzsche Chorou” conta a história de um encontro fictício entre o filósofo alemão Friedrich Nietzsche (Armand Assante) e o médico Josef Breuer (Ben Cross), professor de Sigmund Freud (Jamie Elman). Nietzsche é ainda um filósofo desconhecido, pobre e com tendência suicidas. Breuer passa por uma má fase após ter se envolvido emocionalmente com uma de suas pacientes, Bertha (Michal Yannai), com quem cria uma obsessão sexual e fica completamente atormentado. Breuer é procurado por Lou Salome (Katheryn Winnick), amiga de Nietzsche, com quem teve um relacionamento atribulado. Ela está empenhada em curá-lo de sua depressão e desespero, assim pede ao médico que o trate com sua controversa técnica da “terapia através da fala”. O tratamento vira uma verdadeira aula de psicanálise, onde os dois terão que mergulhar em si próprios, num difícil processo de auto-conhecimento. Eles então descobrem o poder da amizade e do amor.



Assista ainda pela internet:


SIGMUND FREUD - ANÁLISE DE UMA MENTE


NISE - O CORAÇÃO DA LOUCURA


AUGUSTINE


DR. MESMER - MAGNETISMO SELVAGEM


NINFOMANÍACA VOL. I


NINFOMANÍACA VOL. II


PRECISAMOS FALAR SOBRE KEVIN


NOSSAS INQUIETUDES